quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Arroz soltinho



Atendendo a pedidos, especialmente dos meus colegas de trabalho(Zé Roberto, Lesley, Maguila e Beto)...

Como fazer um arroz soltinho?!

Não tem muito segredo. Primeiro é necessário escolher uma marca de boa qualidade.

Durante toda minha vida sempre lavei os grãos, mas depois que vi uma amiga preparar o arroz pulando a etapa de lavagem fiquei intrigada...
No início achei estranho e me perguntei se era anti-higiênico... Depois li atentamente às instruções na embalagem de uma boa marca daqui de Goiânia (GO) e vi que realmente não era necessário lavar o arroz, antes de levá-lo à panela.
Fiz o teste e os grãos ficam bem soltinhos...

Utilizar água quente ou fria?
Tanto faz. O mais importante é a quantidade de água! Para o tipo agulhinha, utilize para cada parte de arroz, duas de água.
O óleo (ou azeite) deve ser muito bem misturado aos grãos, dar aquela refogada básica. Não é necessária grande quantidade de óleo, apenas três colheres de (sopa) são suficientes para um copo de arroz.

Anote a Receita Básica:
1/2 copo (americano) de arroz
1 copo (americano) de água
1 dente de alho amassado
½ cebola pequena ralada (opcional)
2 colheres sopa de óleo ou azeite
Sal à gosto.

Aqueça uma panela, despeje o óleo, a cebola e o alho. Deixe dar uma leve dourada. Acrescente o arroz, mexa bem até incorporar tudo. Junte a água e o sal, misture e deixe ferver, tampe a metade da panela. Verifique se o arroz já está cozido, caso seja necessário pingue um pouco mais de água.

Variações:
ARROZ NA PANELA DE PRESSÃO – Repita os passos da receita básica, só que faça numa panela de pressão. Tampe-a. Assim que a panela pegar pressão deixe por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada. Só abra depois de 10 minutos. É só servir. E você ainda economiza gás.

ARROZ A PIAMONTESA – Acrescente ao arroz pronto e ainda quente ½ caixinha de creme de leite, cogumelos picados, presunto picado, 100 gramas de queijo mussarela em cubos, 1 colher de vinho branco seco. Você pode acrescentar 2 colheres de requeijão cremoso.

Originário da China, onde é cultivado há pelo menos 7 mil anos, o arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Arroz na panela de pressão é coisa de preguiçoso....

Por isso mesmo que vou tentar, hehehhe

Beijão